A Evolução do poderoso "Chevrolet Opala"

Posted by Los_Calangos On 9/20/2010 08:31:00 AM 20 comentários





Pois é. Quem nunca sonhou naquele carrão potente e com aquela cara de mau? A Chevrolet, realizou este sonho para nós em 1968 apresentando no VI Salão do Automóvel de São Paulo, seu primeiro carro de passeio: o "projeto 676" ou popularmente conhecido como Chevrolet Opala. Essa máquina marcou a história do Brasil por nada mais, nada menos que duas décadas (nem eu tenho isso xD). Agora, como todos queriam, eu vou detalhar a geração do Opala, seus modelos e derivações.


Obs.: Algumas fotos estão com a qualidade meio baixa porque dei preferência a imagens "atuais" dessas máquinas, e uma ou outra de comercial da GM. (CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS).



Opala 2500 1969


Opala 3800 1969

Opala 4100 1971

Opala 2500 1974

Opala 2500 SS 1974 

Opala SS-4cc 1975

Opala SS-6cc 1975

Opala Caravan SS 1975


Opala 2.5 1976


Opala 4.1 1976


Opala 2.5 1980

Opala Caravan SS 1980

Opala 2.5 1986


Opala 4.1 1987

Opala 2.5 1990

Opala 4.1 1991

Opala Caravan 1992



Ah, antes que eu me esqueça, obviamente eu teria que colocar a foto do Opala 4.1 1992, mas acontece que esse não foi produzido em série. Para quem não sabe, depois que lançaram a Caravan 92, seriam produzidos os Opalas 4.1 com o design novo também, mas acontece que depois dessa série Caravan, o próximo Opala que seria produzido, seria o de número 1.000.000.000 (um milhão) e pra variar esse Opala foi montado numa Quinta-feira Santa , e tal unidade foi guardada no acervo da GM  e não se tem fotos divulgadas dessa unidade (que maldade), mas a montadora afirma que bateu a marca de 999.999 unidades. (pelo menos uma ficou pra contar história). Segundo a GM  o Opala "um milhão" ganho um trato especial, apresentando a cor vermelha perolizada e seu estofamento em couro. 

Confesso que pra mim foi uma das melhores fases da Chevrolet no Brasil, mesmo com a chegada do Omega, que por sinal teve uma fase que portava o motor do Opala, não teve o mesmo impacto que seu antecessor. Não é pra qualquer um não, 23 gerações, e 41 anos de muita, mas muita história pra contar.

Com toda certeza eu vou possuir uma máquina dessa, não posso afirmar a vocês meus calangoamigos, o modelo, mas podem ficar tranqüilos que assim que eu conseguir comprar o Opala que tanto sonhei na vida, vou postá-lo aqui no Blog.

A todos uma ótima semana eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, para não perder o costume:



UM ABRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO



Postado, aprovado, testado , comprovado por:








20 comentários:

Uaaaahahahahaaa....
Meu pai teve um ano 79 4 portas preto que nós carinhosamente chamavamos de " a barca "....
Muuuuuito bom bozolino... um dos melhores posts que ja vi... parabéns

Carro bom assim é dificil nos dias de hoje!

A minha impressão é que os Opalas mais antigos, tem um design mais trabalhado. E por isso, parecem mais bonitos. Ótimo post.

Ahn... belas fotos camarada! mas eu peço licença para algumas ressalvas em seu artigo... sou novo no blog e tbm peço desculpas pelos "pitacos" logo de início mas como mecânico e opaleiro a anos sinto-me na obrigação de corrigi-lo... caso queira complementar seu texto ou criar msmo um novo pra galera curtir mais um pouquinho posso passar informações seguras e completas via email: brunotimoteo@hotmail.com por favor escreva-me!

o último opala (1.000.000.000) possui fotos disponíveis sim! eu só não encontro os links agora ¬¬' mas vou encontrar... e a cor dele... é a msma dessa caravan 92 que vc postou!

o opala teve modelo 92 6 cilindros sim! o famoso 4100 a alcool ou gasolina de 140 cv e 121 cv respectivamente, carburador de duplo corpo e comando hidráulico... msmo motor lançado em 90...

o nome caravan não vem acompanhado de "opala".... normalmente é escrito sozinho e apesar de ser uma "perua" do opala, tem proprio sustento...

por enquanto é isso... espero ter contribuido um pouco pro artigo!

Grande abraço!

MUITO SHOW AS FOTOS...SOU MAIS UM APAIXONADO POR ESSAS VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE...NÃO PERCO UM QUE PASSA NA RUA,TIVE UM MODELO 1974 FOI MEU PRIMEIRO CARRO,PENA QUE DEI PERCA TOTAL NELE QNDO SOFRÍ UM ACIDENTE,MAIS FICARÁ SEMPRE ETERNIZADO EM MINHA MEMÓRIA...ABRASSS J.S.E SP

Sou apaixonado por opala, tenho uma 74 ss 4cc vermelha mesmo modelo dessa ai.porem tenho que reforma-la,vou acresentar na minha faixas que vão do capô a te um porta malas..uma abraço.

Deixa eu fazer umas correções:

a foto "Opala Caravan SS 1975" é de um modelo 1979; a própria Caravan foi lançada em 1975, só tendo a versão esportiva a partir de 1978. O mote da campanha de onde saiu essa foto é "Leve tudo na esportiva".

A foto "Opala 2.5 1986" é de um Opala Diplomata 80, primeiro ano de produção dos Diplomatas. O modelo 1986 tem faróis duplos, maçanetas embutidas e não tem teto de vinil.

Os últimos Opalas a saírem da linha de montagem foram os "Collectors", vinham até com placa da Chevrolet. Foram cerca de 250 unidades, sendo que a última realmente ficou com a Chevrolet. Você acha fotos deles, como essa ó

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:2Vo8H7Le2L2OJM:http://img181.imageshack.us/img181/9021/dsc00258yi6.jpg&t=1

Quem quiser saber mais, pode acessar o Clube Opala BH http://www.clubeopalabh.com.br

Aeee calangoamigos, agradeço os comentários, a visita de vocês que é muito importante para nós. E quanto as correções que dois amigos mandaram para gente, gostaria de afirmar a vocês que gostaria muito de debater sobre o assunto no MSN : gui_constancio@hotmail.com , se ocorreram erros durante a postagem são detalhes, essa postagem não foi feito as cegas, pesquisei em várias fontes antes de publicar, de jeito nenhum eu sairia postando algo que eu não sei. É uma pena ter que ficar dando esses comentários, mas creio que seja a segunda vez que encaram a gente como "os sabichões", mas galera o fato é que fiz essa postagem porque eu sou fissurado pelo opala e não porque quero provar que entendo mais que vocês. Então fica assim... Vamos debater, analisar as tais "correções". E muito obrigado de novo pelos comentários galera, vocês são muito importante para nós, por favor, continuem visitando, temos atualizações todos os dias... E pra não perder o Costume.... UM ABRAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO a todos vocês calangoamigos, até a próxima postagem.

Ahhh e antes que eu me esqueça, o detalhe do nome Caravan, eu sei que não carregava o nome "Opala" antes, mas eu coloquei ali apenas para detalhar MAIS AINDA a relação de um com o outro...... Para que nada fique mal explicado: UM ABRAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO. Rumo as 80.000 Visitas, vamos lá aproveita agora essa temporada de postagens diárias e nos visitem e comentem o Blog.... não vou revelar, mas o The_Punisher me disse que hoje a noite pode sair uma postagem quentíssima pra vocês que gostam de carros antigos...... Mas é segredo...

colega sou o admn do loltugalol.troque o nosso banner por : http://img522.imageshack.us/img522/6908/ltugal.gif

Meu pai teve 2 Opalas, um 78 e um ano 79.
O 78 era super equipado, tinha turbo, rodão tala larga e parecia um capeta na estrada, pois andava muito.
O ano 79 tambêm com turbo,rodão, som e tinha até tanque duplo de gasosa camuflado no porta-malas.
O Opalão era gostoso de andar e viajar nas férias, tenho saudades dos dois, na época eu tinha uns 12 anos, e até hoje, gosto de Opala.

tenho um opala 1980 e ja tive um 1975 odoro essa máquina!!valeu

ai estou pegando um 76 azul 4 portas lindo meu sonho de consumo estou ate sonhando com o carro quando pegar posto fotos dele para vcs abraço

Caravan veio do Car-A-Van um derivado do Rekord que deu origem ao opala (carro alemão com mecênica americana)

cara ta tudo errado essas fotos comparandu com os anos que colocarão

cara se só nao foi feliz na escolha do contraste da cor do texto com o fundo do site uahseusaeaei

Francisco...Bom dia Caro Amigo é com lágrimas nos olhos que li o que você escreveu, e admirei muito, pois depois de tanto tempo conseguir o meu opala e agora estou guardando pra reformá-lo e deixá-lo bem bonito o meu ss4 ano 77. Desejo-o boa sorte e que você consiga o teu sonhado opala e deixe-o o teu jeito. Um abraço e que te abençoe.

Bom...
o Opala sem duvida e o carro dos sonhos dos verdadeiros brasileiros...
sou apaixonado pelo Comodoro e um lindo e grande carro(literalmente).
Parabéns por essa postagem...

Bom...
o Opala sem duvida e o carro dos sonhos dos verdadeiros brasileiros...
sou apaixonado pelo Comodoro e um lindo e grande carro(literalmente).
Parabéns por essa postagem...

Boa tade ! Possuo uma caravan ano 1992 em bom estado de conservação e gostaria de saber como fazer para expor sua imagem e fazer parte desta fantástica coleção de opalas super novos.Desde já meus agradecimentos.(mapeba60@yahoo.com.br)

Postar um comentário