Como turbinar o seu carro.... (DICAS IMPORTANTES)

Posted by Los_Calangos On 1/02/2011 11:03:00 AM 6 comentários

Aee seus forgado, ja que vocês não tem coisa melhor pra fazê nesse segundo dia de 2011 e estão lendo a bagaça aki do blog, to realizando aki, agoraaa a primeira porra da postagem do ano, uhAHUaUHAAhuAUHa.... 
Pra quem é fissurado em Carros e Motos igual eu (e os outos manés ADMs aqui do blog também) aí vai uma postagem com muitassss dicas de como instalar pela primeira vez um sistema de Turbo em seu carro (aee, meu Passatão que mi aguarde em 2011, xD).... Leiam atentamente o texto, pois muitas coisas irão alertá-los aqui....


OBS.: O CALANGO ONLINE ADVERTE: ACIMA DE TUDO, RESPEITEM AS LEIS DE TRÂNSITO E SEJAM PUDENTES EM SUAS ATITUDES SEMPRE, POIS A NÓSSA VIDA E A VIDA DO PRÓXIMO É MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUÉR OUTRA COISA EM NÓSSO COTIDIANO!!!!




FONTE/FONT: http://www.hotclassic.net/pags/artigos/como-instalar-um-turbo.php


Na década de 80 no Brasil, o turbo compressor era um item pouco conhecido e poucas pessoas tinham acesso a este item tão popular e acessível nos dias de hoje. Naquela época, a colocação de um kit turbo exigia grande investimento e poucas eram as oficinas capazes e qualificadas a instalação e acerto do motor. Com o passar dos anos, a realidade foi se alterando, a procura se tornou cada vez maior, e as oficinas mecânicas acabaram aderindo fácil cada vez mais a este item....

 Atualmente instalar uma turbina em um motor, constitui a principal forma de preparação quando se pensa em extrair maiores doses de potência, sem que se tenha que lançar mão de muitas modificações. Com esse equipamento é possível dobrar a potência de um motor sem fazer nenhuma alteração na sua parte interna. Obviamente que em situações como esta, a durabilidade das peças móveis internas (e mesmo algumas fixas) do motor pode sofrer uma redução considerável, particularmente determinada pela forma como o "novo" motor for tratado. Parte importante do resultado, vai depender do bom acerto do motor para que você não tenha quebras ou desgaste prematuro e fique na mão. A escolha de um bom profissional, também é um aspecto crucial.


Antes de mais nada - e como é comum a praticamente qualquer outra receita - uma adequada e responsável instalação, requer uma prévia checagem do estado geral do motor. Se o mesmo não estiver 100%, esqueça. O primeiro passo neste caso é deixá-lo em boas condições. Não bastasse isto, é preciso conscientizar-se que todas as peças e sistemas de seu veículo irão sofrer uma redução em sua vida útil e que os prazos e o rigor na manutenção deverão ser mais intensos e freqüentes. O passo seguinte é definir qual será o uso que se vai fazer do automóvel, ou seja, predominantemente em estrada, em cidade ou uso misto? 


Verificados estes requisitos, o que se segue é determinar o tamanho da turbina, já que existe uma variada gama de tamanhos, de acordo com o comportamento que se quer. Mesmo os menos leigos, é conveniente que tenham ajuda de um bom profissional, para que não se coloque uma turbina com especificações inapropriadas ao seu equipamento e ao que você quer em termos de desempenho. Uma turbina de dimensão errada pode trazer uma série de inconvenientes. Por exemplo, vamos supor que seu carro tenha um câmbio com relações curtas e que seu motor não atinja regimes de rotações elevadas e que você decidiu-se pela colocação de uma turbina muito grande, como a .70. Sabe o que vai acontecer? A turbina não vai conseguir encher, ou seja, quando você esticar uma determinada marcha até o limite de troca, a turbina ainda não estará em funcionamento pleno e, portanto, não vai comprimir a quantidade ideal de ar é preciso. Entendeu? Você não vai ter um aproveitamento da turbina e conseqüentemente seu desempenho será abaixo do possível.




Mas afinal, qual a "mágica" por detrás do turbo? O seu princípio e funcionamento, são bastante simples. A princípio podemos dizer que ele é composto de duas partes: os caracóis. O primeiro, consiste de uma carcaça, comumente chamada de parte "quente", ou simplesmente turbina. Na parte quente, há uma hélice que é movimentada pelos gases de escape. Essa hélice é ligada a um eixo que aciona uma segunda hélice na carcaça ou caracol adjacente (na parte fria ou compressor) que utilizando uma geometria de pás apropriada, aspira grande quantidade de ar para seu interior. O papel do compressor é como o próprio nome sugere, injetar o ar comprimido dentro do motor. É justamente neste ponto que ocorre a "mágica". Com maiores quantidades de ar, pode-se ter também mais combustível e, portanto explosões mais poderosas dentro de cada cilindro, gerando assim a tão desejada potência extra. 


Bem resolvida a questão tamanho, vamos definir que pressão utilizar. Aqui novamente os sedentos por potência, vão querer andar com o máximo de pressão possível. Mas não é bem por aí. A pressão é um item IMPORTANTÍSSIMO e é ele que determina não apenas a potência final como a durabilidade de todo o conjunto. Para um motor original a gasolina e em perfeitas condições pode-se utilizar uma pressão de até 0.8 bar sem maiores problemas. Já em um motor a álcool original, a pressão não deve exceder 0.4 bar. Isso se explica, uma vez que o motor a álcool é muito taxado, ou seja, tem uma taxa de compressão muito elevada em relação aos motores a gasolina. Observe que estes valores, são parâmetros para uma utilização menos sujeita a problemas e sem que seja necessário realizar outras alterações mecânicas.





Você deve ter visto que não é tão simples assim mexer e alterar as características de um carro. Engenheiros demoram anos para lançar novos produtos. Por isso pense bem antes de alterar seu carro, exige além de um grande grau de conhecimento, um grande investimento. Agora se você não estiver preocupado com o bolso, vale a pena investir e deixar sua máquina com um desempenho digno de um carro esportivo.


Segue abaixo aee dois vídeos demonstrando o "poder" desse acessório que é tão desejado por tantos amantes de Carros por aí....









(Deu pra perceber o amor pelos antigões né, "Volks Quadrados" ainda, principalmente Passat, huAHUahAHUa....)


FONTE/FONT: http://www.hotclassic.net/pags/artigos/como-instalar-um-turbo.php

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6 comentários:

bacana seu blog,estou montando o meu blog www.apblogdoturbo.com.br

sobre carros preparados e turbo. tem alguma dica?

Mais tipo supondo eu tenho um gol quadrado AP 1,8 original. qual e a turbina e adequada pra ele. ou depende da potência do motor ou que tipo turbo de turbo eu devo usar?

Cara, muito bacanas suas orientações. Tenho um gol 88, 1.8 alcool e gostaria de turbiná-lo, nada de mais, sem exageros, só uma ''pressãozinha'' a mais, sem alterar muito o carro e sem gastar demais, um kit basicão. O que me recomenda sem que seja presciso trocar pistoes etc...?
bguitarra.silva28@gmail.com

Boa tarde Mano, tenho um gol turbo 91, ele era 1.8, a meu preparador abriu pra 2.0, ele é carburado, turbina .60, escapamento de 3 polegada, Comando 300.
Ai gostaria de mudar para injetado; quanto que gasto mais ou menos pra montar ?

Amigo quero turbina uma ford courier zetec rocan 1.1.6 mais já mandrião refazer o cabeçote.
Tive problema com aarrefecimento.
O que vc acha me da uma idéia é meu primeiro projeto me ajuda.

Amigo quero turbina uma ford courier zetec rocan 1.1.6 mais já mandrião refazer o cabeçote.
Tive problema com aarrefecimento.
O que vc acha me da uma idéia é meu primeiro projeto me ajuda.

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