A evolução do supremo Street Fighter

Posted by Los_Calangos On 1/09/2011 12:32:00 PM 0 comentários



Antes de falarmos do SUPREMO street fighter, vamos voltar no tempo para os primórdios dos jogos eletrônicos, quando restart era apenas um botão pra se recomeçar os jogos.... hauhauhauhau.


Os primeiros jogos eletrônicos de luta em que se teve notícia no mundo civilizado surgiram quando a maioria dos calango-leitores (e alguns moderadores) ainda nem tinham nascido. O Primeiro jogo a ser lançado foi o Victronics' Warrior (1979), que apresentava gráficos vetoriais onde dois cavaleiros lutavam vistos de cima, isso na época girava apenas em árcades, as famigeradas máquinas de fliperama.. que na época eram o que havia em sentido de inovação eletrônica (hoje em dia os fliperamas ficaram banalizados por causa dos videogames de ultima geração, nem da graça mais de jogar na rua quando vc tem um PS3 ou um Xbox 360 em casa). O jogo é tão velho que nem tem vídeo no Youtube... huahauhauha

O Próximo a ser lançado foi o famoso Karate Champ da DataEast, lançado em 1984 este jogo ficou famoso quando apareceu singelamente em um filme do lutador Jean Claude Van Damme, “O grande dragão branco” e foi considerado o primeiro jogo de luta para dois jogadores da história.


Para não ficar pra trás, a KONAMI lança em 1985 mais um grande sucesso dos fliperamas, o conhecido Yie-Ar Kung Fu. Com uma trilha sonora cativante fez sucesso por pouco tempo pelos gráficos impressionantes (pra época é claro) e com cenário rico em detalhes e fases de bônus entre as lutas.


Foi então que em 1987 a Capcom revolucionou o mercado com um jogo que na época em que foi lançado não deu muito impacto no mercado: Street Fighter .Seus controles eram inovadores, com 1 par joysticks e 2 botões hidráulicos, que dependendo da força davam potência diferente aos golpes. Como geralmente se batia com muita força (quem já jogou fliperama sabe disso), foram trocados pelos 6 botões que se tornaram tradição na série.
O game introduzia dois personagens principais Ryu ou Ken Masters (que não podiam ser escolhidos, Ryu era o Controle 1 e Ken o 2 ), duelando com 10 lutadores de 5 países. O game introduziu os golpes especiais da Bola Flamejante (Ball of Fire, Hadouken), Soco do Dragão (Dragon Punch, Shoryuken, que muita gente passou anos chamando de “Roliude”), e Chute Furacão (Hurricane Kick, Tatsumaki Senpukyaku, o famoso TAC-ta-taruguem... huahauhauh) .O jogo tinha ainda alguns personagens que ficaram famosos como Adon, Gen, Mike Bison e o chefão final: Sagat, ainda sem a cicatriz no peito.


Foi em 1991 que a Capcom da o “pulo do gato” lançando Street Fighter II: The World Warrior, SF II tornou-se um grande sucesso, popularizando o estilo de jogo. Controlando entre 8 jogadores (Ryu, Ken, Blanka, Zangief, Dhalsim, Guile, E. Honda, e Chun-Li, todos de países diferentes exceto os japoneses Ryu e Honda, e os americanos Ken e Guile, além de 4 chefes (Sagat e Mike Bison (M. Bison) que apareceram no jogo original; Balrog, e Vega). Por sinal, os três chefes, o boxeador e os dois "novatos" tiveram seus nomes alterados fora do Japão (o boxeador afro-americano era chamado M. Bison, parodiando Mike Tyson; para evitar processo, a Capcom rebatizou-o como Balrog, que era o nome do toureiro espanhol rebatizado Vega; que era o nome do chefe final, esse batizado como M. Bison... putz que rôlo).

 

Esta versão número II do street fighter também ficou famoso por causa das Trilhas Sonoras bem-trabalhadas desta vez, como a melodia inspirada em elementos chineses no estágio da Chun-Li e na melodia adaptada de guitarra do estágio do Guile e Ken, sendo que todos os sons do jogo são disponíveis para escutar nos menus iniciais do jogo para consoles; é possível inclusive encontrar versões realizadas por bandas fãs na internet em piano e/ou guitarra, alguns até com letra (vocal) não-oficial, bom... tem lôko pra tudo né???
O jogo conservou a temática do protagonista viajar por diferentes países através de cenários locais, como os elefantes na fase do Dhalsim, elementos japoneses nos estágios de E. Honda e Ryu (mostrando cenários tipicamente orientais) e inclusive o interior brasileiro na fase relativa ao Blanka, na época ficávamos imaginando o quê os americanos pensavam do Brasil, hoje temos certeza).
Além de receber conversões para o Super NES (que alavancou assustadoramente as vendas do console na década de 90) e Commodore 64,IBM PC e Commodore Amiga, SF II recebeu novas versões que melhoraram cada vêz mais a qualidade grafica do game:
  • Street Fighter II': Champion Edition (1992), convertido para o Turbografx-16, Sega Mega Drive, Sega Master System (Produzido no Brasil pela Tectoy) e NES ou nintendinho.
  • Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting (1992), convertido para o SNES, e lançado para o Xbox Live Arcade do Xbox 360.
  • Super Street Fighter II: The New Challengers (1993), que adicionava os personagens Cammy White, Fei Long, T. Hawk e Dee Jay. Versões para Amiga, DOS, 3DO, Dreamcast, GBA, PlayStation, Sega Saturn, Mega Drive e SNES.
  • Super Street Fighter II Turbo (1994), que adicionava o personagem Akuma alem de você poder escolher a velocidade do jogo.
  • Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (2003), edição especial comemorativa de 15 anos de Street Fighter, lançado para X-Box e PS2. O Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (HSFII:TAE) reúne as cinco versões oficiais do SFII (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa 'hiper' edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer SFII. É, sem dúvida, uma retrospectiva de entretenimento inalterada, mas não existem muitos games da época do SFII que tenham permanecido tão fortes até os dias de hoje. Os elementos "novos" são a já referida possibilidade de escolher um personagem de cada versão, as músicas em versões Arrange (além das versões em CPS-1 e CPS-2) e versões em CPS-1 de músicas como a do Opening de Super Street Fighter II: The New Challengers e de lutadores surgidos somente a partir dessa versão (Cammy, Fei Long, Dee Jay, T. Hawk e Gouki) que não existiam até então. Será que o simples Guerreiro Mundial Ryu consegue derrotar o super peso-pesado Super Turbo Ken? Será que a simples Lutadora Chun-Li consegue ser melhor que a sua Super versão? Só existe uma forma de descobrir. Para evitar desigualdades evidentes, a Capcom manteve o equilíbrio de jogo de cada uma das edições, mas enquanto as personagens das edições mais recentes beneficiam de movimentos extra, os elementos das edições anteriores são bastante mais poderosos. Embora os não seguidores deste título possam ficar espantados com a excessiva onda de entusiasmo à volta deste game, para os fãs que seguiram o game ao longo dos anos (como eu)representa uma oportunidade única. Desde então o melhor Street Fighter II já lançado até hoje.
  • Super Street Fighter II Turbo HD Remix (2008), novo remake da Capcom, o jogo está todo redesenhado em alto definição e está disponível apenas Playstation 3 e Xbox 360. O jogo conta com toda jogabilidade original em gráficos novos desenhados pela UDON Comics e tráz os 16 personegens originais de Super Street Fighter II Turbo e também o secreto Gouki/Akuma
 

Ufa... haja SFII heim?!?
Mas não para por aê

Em 1997 a capcom lança um novo jogo que não teve tanto sucesso, o Street Fighter III, que não fez tanto barulho quanto seu predecessor, talvez por causa do lançamento de jogos da mesma categoria em 3D (Como Tekken e afins) ou por causa de jogos como The king of fighters, que foi seu maior rival durante anos, PI até mesmo pela ausência de muitos dos personagens da série II que cativaram os fãs.

Este jogo teve três versões:
  • Street Fighter III: New Generation (1997): Jogo lançado com 12 personagens, dos quais apenas Ryu e Ken já eram conhecidos. Os 10 personagens novos (9 lutadores e 1 chefe) são Sean, Oro, Dudley, Elena, Yun, Yang, Necro, Alex, Ibuki e Gill (o chefe).
  • Street Fighter III: 2nd Impact - Giant Attack (1998): Segunda versão do jogo, trouxe algumas mudanças na jogabilidade e 3 novos personagens: Akuma (presente em outros jogos da série), Hugo (personagem original de Final Fight) e Urien.
  • Street Fighter III: 3rd Strike - Fight for the Future (1999): Última versão do jogo, trouxe novamente mudanças na jogabilidade. Todos os cenários são novos, e o visual dos personagens foi renovado. Traz 5 novos personagens: Makoto, Remy, Twelve, Q e Chun-Li (presente em outros jogos da série). Nas versões para Playstation 2 e Xbox 360 é possível, através do menus "Extra Options", modificar a jogabilidade, deixando o jogo com o estilo desejado pelo jogador.
As duas primeiras versões foram lançadas para o Sega Dreamcast como Street Fighter III: Double Impact(ou "W Impact"). A terceira versão fora lançada para Sega Dreamcast e incluida em Street Fighter Anniversary Collection para PlayStation 2 e Xbox.


Continuando a série a capcom lançou o Street Fighter Alpha: Warriors' Dreams (também conhecido como Street Fighter Zero no Japão, Ásia, América do Sul e Espanha) foi primeiramente lançado para Arcade, em 5 de junho de 1995, e mais tarde convertido para Game Boy Color, Super Nintendo, PlayStation, PlayStation 2, Sega Saturn, Windows, CPS Changer, será lançado pela Capcom para o console Zeebo e pode ser jogado em alguns celulares por aê.

 

Pra fechar a tampa da panela e acabar de vez com os concorrentes a Capcom inova mais uma vez e lança um jogo simplesmente maravilhoso em todos os aspectos, seja em gráficos, seja pela jogabilidade ou pela trilha sonora.

Durante o evento londrino "Capcom Gamers' Day 07", a Capcom anunciou entre vários títulos, que o tão esperado Street Fighter IV. Foi exibido inclusive um teaser em que Ryu e Ken se enfrentam.


O jogo conta com gráficos 3D e gameplay 2D, este estilo de jogo sendo conhecido como "2.5D". Todos os personagens da primeira versão Street Fighter II estão presentes. incluindo os chefes. Participam também cinco personagens novos, Abel, Crimsom Viper, El Fuerte, Gouken e Rufus, na versão de casa também estarão presentes Dan Hibiki, da série Street Fighter Alpha, e Fei Long, também foi anunciado um novo personagem como chefe final, chamado Seth.
Entre as novidades um modo online, animações no estilo anime contando a história dos personagens (na versão caseira, no arcade deverão usar apenas frames das animações).
  • Super Street Fighter IV - Em 2010, é lançado para Xbox 360 e Playstation 3, a continuação de Street Fighter IV, com novos cenários, personagens e muito mais atrativos ao jogo. Além de todos os personagens de Street Fighter IV, retornam T. Hawk, Dee Jay, (Super Street Fighter II - The New Challenges), Cody, Adon, Guy (Street Fighter Alpha 3) Dudley, Ibuki e Makoto (Street Fighter III - 3rd Strike) e fechando o novo titulo com mais dois estreantes na briga, Juri e Hakan.
  • Super Street Fighter IV - Arcade Edition - O game, já lançado para os consoles domésticos, ganhará uma versão arcade, 16 dezembro de 2010 (no Japão), com algumas novidades. Entre as já divulgadas, são a inclusão dos "irmãos Lee": Yun e Yang, de Street Fighter III. Existe a expectativa do anúncio de mais 4 personagens sendo que dois deles já podemos ver no treiler abaixo, nada mais nada menos que Shin Gouki e Evil Ryu.

Bem calangada... a franquia "Street Fighters" rendeu também 2 filmes, vários ovas, animes e crossovers com as principais franquias de games de luta e quadrinhos... mas, por hoje é só...

Que respeitosamente me desculpem os fãs de KoF (foi mal aê Punisher) mas SF Rules... huahauhauha


Fiquem com Deus!!!

 Fontes: Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário