RPGs Eletrônicos... a Saga...

Posted by Los_Calangos On 9/08/2010 12:38:00 PM 2 comentários


Ôpa Calangada...

Confesso que estou achando a galera meio parada aqui... mas por favor tenham paciência porque muitas coisas estão acontecendo nestes últimos dias, o Tiozão aqui ta numa fight com a empresa de banda larga e nossos intrépidos Bozolino e The Punisher tão colocando o “caveirão” pra chafurdar na lama (pra quem não sabe “O CAVEIRÃO” é um fuscão off-road que os dois, mais uns amigos fizeram pra trilha).

Mas não chorem ainda meus amigos que o Tiozão aqui não esqueceu do nosso querido blog, eu estava preparando algo legal pra postar mas ainda não tenho material suficiente... então pra não estender ainda mais o período de seca de assunto resolvi postar uma matéria sobre rpgs eletrônicos.. os famosos rpgsinhos de videogame e computador...

Então vamos lá... Os primeiros RPGs eletrônicos surgiram em 1975, nos gigantescos computadores PDP-10 e Unix (esses eu não cheguei a conhecer... também não to tão veio assim... hehehe) . Os primeiros eram inspirados em D&D (Dungeons & Dragons para os leigos), um chamado Dungeon e outro d&d. Os primeiros para computador pessoal (os famosos PC) foram Akalabeth (que começou a conhecida série Ultima... O.o) e Wizardry, para o Apple II.


 
Os RPGs de videogame começaram com AD&D (Advanced Dungeons & Dragons): Treasure of Tarmin (1982), para o Intellivision (esse já é do meu tempo... hauhauhaua mas como eu só tinha 6 anos quando foi lançado só fui vê-lo qdo tinha uhs 9 anos... era bem difícil de entender e de jogar... Ç_Ç). O gênero realmente começou seu sucesso com Dragon Quest (1986 - lançado nos EUA como Dragon Warrior), da produtora Enix para o NES (Sem contar que os personagens dessa série eram desenhados por nada mais nada menos que o doido do Akira Toriyama... pra quem não sabe o desenhista de DRAGON BALL). Seguiram-se conversões dos jogos de PC Wizardry e Ultima III, e Final Fantasy (1987), da produtora Square. Final Fantasy e Dragon Quest começaram duas séries bem-sucedidas, a primeira (já no 13º capítulo) mais popular nos EUA e a segunda (8º capítulo) mais popular no Japão.


O RPG de computador Diablo - 1996 (Cruiz credo) marcou a estreia do multiplayer, no qual jogadores podem cooperar entre si. Isso mais tarde geraria o gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online RPG) que vieram a se popularizar com títulos como o simplérrimo porém mui amado tíbia, Ragnarok, Grand Chase, Mu e afins.

Uma entrada interessante foi Pokémon, centrado em caçar pequenas criaturas, capturá-las e treiná-las para a batalha. O jogo teve tanto sucesso que se tornou mangá, anime , e muitos outros produtos.

Recentemente as produtoras tem colocado a nossa disposição programas para gerar jogos como o RPG Maker, Aurora Toolset, Unreal. Alguns como o RPG Maker gera jogos semelhantes aos de Super NES e do Sega Mega Drive ou seja, isométricos (eu mesmo já fiz um joguinho com esse programa, é bem simples e fácil de arrumar na net com tutorial e tudo). Outros como o Unreal gera jogos 3D (Desse eu não sabia...O.o).

Recentemente, jogos fora do gênero RPG assimilam muitos elementos deste gênero, tornando difícil a distinção. Exemplos disso são o shooter Deus Ex e o Warcraft (Os DoTa da vida... hehehe).

...Algumas diferenças...

Japão


Séries japonesas de RPG incluem Final Fantasy, Dragon Quest, Phantasy Star, Grandia, Lunar, e Suikoden. O clima geralmente é de fantasia, em um mundo paralelo. Raras referências são feitas à cultura ocidental, a maior inspiração são os animês e mangás. Também são comuns misturas de fantasia com ficção científica, como em Star Ocean, Phantasy Star e Final Fantasy depois da parte 7.
Os personagens costumam ser bondosos e sérios, no estilo de animê. A história geralmente tem tom épico, com grandes lutas de bem contra o mal. Geralmente os jogáveis são humanos, e raramente pode se escolher a raça (sendo essas raramente estilo Tolkien, como anões e elfos). Os jogos costumam alterar o sistema a cada sequência, e os personagens começam no nível 1 e não costumam passar do nível 99.
Sem contar que cada lançamento de um rpg novo é uma histeria absoluta... me lembro que quando lançaram o jogo Dragon Quest IV  nas lojas do Japão a japaziada chegou a formar fila de quarteirão pra comprar o cartucho... o povo la curte mesmo...

EUA

No ocidente, os melhores exemplos de RPG são Baldur's Gate, Diablo e Neverwinter Nights. Os jogos são mais góticos, com clima mais de horror. Os personagens são mais realistas, e as armas e equipamento são inspirados em objetos verdadeiros da Idade Média. Os personagens não costumam ser apenas bons ou maus - e geralmente as tramas vão seguindo massacres com dificuldade para chegar ao final.

As raças mostradas no jogos são inspiradas em D&D e em J. R. R. Tolkien, com dragões, elfos, anões, etc., e o sistema de batalha é baseado em D&D, podendo até mostrar dados rolando.
O aumento de níveis não é tão rápido quanto o japonês (devido á baixa experiência conseguida em batalha), e alguns jogos costumam ter um limite de 6-8. Ao subir um nível, pode-se aumentar um atributo (defesa, ataque, velocidade).

Bom...

Eu sinceramente sou suspeito pra dizer... sou apaixonado pelos RPGs orientais e TARADO por um Final Fantasy... ultimamente os rpgs orientais tem apimentado as aventuras com temas mais sentimentais que quase levam o jogador a experimentar uma vida social virtual, com relacionamentos de amizade e até mesmo namoradas, você ri, você chora, você assusta, você fica com raiva tudo isso tem acontecido nos rpg orientais... (demorei umas duas semanas pra superar o fato de eu ter virado persona 4... realmente o jogo é tão gostoso que te faz sentir falta... gostei muito do Ar Tonelico 2 também... ambos tem um apelo emocional muito forte).

Deixo pra vcs desfrutarem dos diferentes estilos e decidir por qual faz mais a sua cabeça...

Abraços e fiquem com Deus!!!
Fonte: Wikipedia e minha memória.... hehehe

2 comentários:

Ótimo post fera, ainda esses dias voltei a jogar uns clássicos, Final Fantasy 6 SNES e Chrono Cross PSX, nunca canso de jogá-los.

Boa mano... vlw mesmo
Até hoje eu tenho uns emuladores de rpg...

Estes dias estava jogando dragon force do Sega-saturn....

Huahauhauhauha

Vlw pelo coments...

Postar um comentário